Para que um domínio seja visualizado na internet, é necessário que ele seja vinculado a um servidor de hospedagem de sites. Esse vínculo acontece através do apontamento do DNS (Name Server). Caso este apontamento esteja errado ou desatualizado, seu site ficará fora do ar até que seja corrigido.
Para que um site torne-se acessível na internet é necessário registrar um nome para ele (aprenda como registrar um domínio para o meu site), e também é preciso ter um local para armazenar seus arquivos (dados, imagens, textos, etc). Este local chamamos de servidor.
As empresas de hospedagem de sites como a Upper Host comercializam um espaço no servidor para que os usuários possam hospedar seus arquivos dos sites e e-mails. Este espaço, também é conhecido como plano de hospedagem.
Para colocar um site no ar é preciso vincular o domínio (nome do site) com o plano de hospedagem e é exatamente para isso que serve o apontamento de DNS.
O DNS funciona como se fosse um código que precisa ser inserido no domínio para identificar o IP do servidor que hospeda os arquivos do site. O DNS faz essa identificação, converte o IP para o nome do site (domínio) e exibe o site na internet. Dessa forma, ao digitar um domínio em seu navegador será o DNS que irá decidir em qual local o site irá abrir.
Cada empresa de hospedagem de sites terá o DNS específico para seus planos mas geralmente o DNS possui um formato indicando o nome do servidor.
Na Upper Host usa-se dois pares de nomes chamados de Nameserver 1, Nameserver 2, Nameserver 3 e Nameserver 4, os quais deverão ser inseridos respectivamente nos campos apropriados no registro.br. Esta configuração de 4 endereços, é devido a Upper Host manter os sites dos clientes distribuidos em 4 servidores distintos, ampliando assim sua disponibilidade, velocidade e redundância.
Algumas empresas de hospedagens, como a Upper Host, costumam realizar manobras entre servidores, realizando a transferência do mesmo para ambientes com maior disponibilidade de recurso. Por isto, é importante que o contato técnico do seu DNS esteja apontado diretamente para os nossos usuários, conforme explicado no artigo como inserir o contato técnico .
Suponho que seu plano de hospedagem esteja hospedado no servidor ilhabela, na UpperHost, o DNS do seu plano ficaria dessa forma:
Master: ilhabela1.upperhost.com.br
Slave1: ilhabela2.upperhost.com.br
Slave2: ilhabela3.upperhost.com.br
Slave3: ilhabela4.upperhost.com.br
Conforme dados do registro.BR, o processo de atualização e propagação do DNS pode levar até 24h. Ou seja, este é o intervalo máximo entre a atualização do dado e o efetivo apontamento para 100% dos acessos na rede mundial.