O contato técnico do domínio no registro.br, tem por atribuição a alteração das informações referentes ao DNS, para apontamento dos servidores de hospedagem. É importante salientar que este usuário não possui autonomia relacionada a alteração, sendo esta a maneira mais segura para que sua empresa delegue a gestão técnica.
Assim como a Upper Host, muitos profissionais de hospedagem necessitam ter autonomia no apontamento do DNS do seu domínio. Esta, permitirá que a área técnica realize alterações dos apontamentos sempre que necessários, bem como realizar todas as melhorias técnicas, sem a necessidade da intervenção do proprietário do domínio.
Há duas formas de designar tal autonomia, mas mantendo o compliance em relação ao acesso principal do seu domínio: A inclusão do usuário técnico no registro.br ou o uso de proxy reverso. Considerando a alta disponibilidade e baixo custo, muitas empresas optam pela primeira opção, executando o passo a passo a seguir:
O primeiro passo, é realizar o acesso a conta do registro.br, após a compra do domínio. Se ainda não registrou o seu domínio, aprenda com nosso artigo como registrar um domínio.
Ao clicar em “acessar conta“, no canto superior direito, uma nova tela irá aparecer, permitindo então que seja feito o login através do seu usuário, cpf/cnpj ou domínio criado. Caso você não recorde sua senha, o recurso “Não lembro ou não tenho a senha” poderá ser usado. Este, enviará para o email cadastrado as instruções para recuperação da senha.
Assim que realizado seu login, uma listagem contendo todos os domínios registrados em sua conta irão aparecer. Caso você possua muitos domínios em sua conta, o campo “buscar” poderá ser utilizado, para facilitar sua pesquisa. Após aparecer seu dominio desejado, basta clicar sobre, para carregar a próxima página.
Na parte central da próxima pagina, você encontrará o bloco de contatos. Neste bloco, será possível identificar o seu Contato Administrativo, Contato Técnico e Contato de Cobrança.
Contato Administrativo: Possui permissão para designar contato técnico administrativo, bem como executar as funções destes perfis.
Contato Técnico: Possui permissão apenas para alterar os servidores DNS.
Contato de Cobrança: Possui apenas a funcionalidade de gerar cobrança e receber as mensagens de renovação de domínios.
Para que possamos realizar a atribuição do contato técnico, devemos remover do campo “contato técnico” o usuário técnico existente e inserir o usuário UPHOS4. Após esta ação, devemos clicar em “salvar alterações” e “confirmar“, na tela a seguir.
Ao efetuar a alteração, um e-mail será enviado automaticamente pelo registro.br ao novo contato, contendo um link de confirmação para aceite ou não desta mudança de código de usuário. Este link, terá duração de 24 horas.
A alteração de contato somente será concluída após a confirmação do novo contato. Caso seja rejeitada ou tenha o link expirado, será necessário realizar nova solicitação de alteração.